quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Igreja do Novo Testamento


Se te perguntarem quantas igrejas existem, você talvez responda: Várias! E quantos nomes de igrejas existem? “Tantos nomes quanto o número de igrejas”, talvez você diga. Agora, e se a pergunta for: Quantas igrejas existem na Bíblia? Qual seria a sua resposta? Uma? Duas? Várias?
A palavra “igreja” vem do grego  εκκλησία (ekklesia), que significa assembleia. Mas, Igreja é muito mais do que uma simples reunião. Ela é uma família. É a família de Jesus. “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe” disse o Senhor Jesus em Mateus 12:50.
Igreja também é um corpo. É o corpo de Cristo. “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” (1CORÍNTIOS 12:27). Nesta mesma carta, o apóstolo Paulo disse no capítulo 12, versículo 13: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo...” (grifo nosso). Paulo não morava em Corinto. Contudo, o evangelista se incluiu como membro da igreja que estava naquela cidade grega.
O mesmo apóstolo afirma em sua epístola aos Efésios 4:4-5: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Um só corpo significa que há uma só Igreja. Independente se ela está em Corinto ou em Éfeso. As congregações destas duas cidades – assim como de todas as outras congregações do Novo Testamento – pertenciam à mesma Igreja, ao mesmo corpo.
Agora, se a Igreja é um corpo, quem é a cabeça? A resposta para esta pergunta é: Cristo é o Cabeça da Igreja. Falando sobre a autoridade que Deus deu a Jesus, o apóstolo Paulo diz que Ele “... sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:23-23).
A Igreja do Novo Testamento era uma só, um único corpo. E cada cristão era um membro específico deste corpo. “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (1CORÍNTIOS 12:14). Porém, somente Jesus é a cabeça. Na Bíblia, a Igreja era designada de formas diferentes. Algumas vezes ela era chamada de “reino” (HEBREUS 12:28), outras de “reino de Deus” (ATOS 8:12). Ela também é mencionada como “Igreja de Cristo” (ROMANOS 16:16) ou “Igreja de Deus” (ATOS 20:28). E existem outras designações bíblicas para a Igreja. Mas, mesmo assim, ela continuava uma só igreja, um só corpo (EFÉSIOS 4:4).
E como se faz para ser membro do corpo de Cristo?  A resposta foi dada pelo próprio Paulo: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo...” (1CORÍNTIOS 12:13). O livro de Atos dos Apóstolos também apresenta o batismo como forma de ser acrescentado à Igreja: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (ATOS 2:41). Após um discurso do apóstolo Pedro, três mil pessoas foram acrescentadas ao corpo de Cristo, após o batismo. O relato prossegue: “... E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (ATOS 2:47). Portanto, para ser salvo, é preciso ser membro do corpo de Cristo.
Esta Igreja bíblica ainda existe nos dias de hoje e ela está de braços abertos para receber aqueles que desejarem servir como membro da única cabeça, Cristo. E para conhecer esta Igreja, basta ler o Novo Testamento. Um estudo verdadeiro e sincero da Bíblia lhe indicará a Igreja que é o corpo de Cristo.


Texto de Marcio Evandro, membro da Igreja de Cristo em Campo Grande / MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário